Para quem está pensando em comprar uma nova televisão, vale a pena pensar em adquirir a última geração das televisões em 3D. Esse modelo de televisão foi colocado no mercado precocemente, segundo vários comerciantes do ramo. As empresas que fabricam o aparelho esperavam que as vendas passariam dos 30 milhões de unidades. Porém, segundo DisplaySearch, consultoria de tecnologia afirma que em 2010 as vendas não passaram de 5 milhões de TV com a tecnologia de 3 dimensões.
No ano passado o cenário das televisões 3D começou a mudar. A venda passou de 21,5 mil televisores para 46 mil, isso em um mês. No mesmo ano, cerca de 5% dos aparelhos de televisão vendidos eram em 3D. Economistas dizem que isso se dá ao fato do preço ter diminuído consideravelmente. No mês de janeiro de 2012, a TV 3D saia por mais de 5 mil reais. Em agosto, o custo do mesmo aparelho estava por volta de 3 mil reais.
TV 3D passiva e ativa
As televisões em 3D do modelo ativo foram as primeiras a chegar ao mercado. As marcas pioneiras foram Samsung, Sony e Panasonic. A resolução dessa tecnologia é em full HD, afirma o gerente da empresa Sony Brasil. O efeito do 3D ativo oferece ao telespectador uma imagem superior, de mais de 1.900 pixels. Os óculos usados recebem a imagem da TV de uma forma ativa, abrindo e fechando a lente em sincronia com a imagem da tela. São até 240 imagens por segundo. O preço dessa tecnologia fica no óculos receptor. Ele custa em média 200 reais por unidade, além de ser mais pesado.
O efeito do 3D passivo é a alternativa para quem quer uma TV com a nova tecnologia, mas não quer gastar muito com isso. Os óculos são mais em conta, cerca de 40 reais a unidade, e também mais leves. O efeito do passivo está na tela, que se divide em duas categorias de luz e ângulos da imagem. As marcas que oferecem essa opção são LG e Philips.