Autoridades do Vaticano acabaram com os planos de muitos fiéis, até mesmo brasileiros, que planejavam dormir ao ar livre na Praça de São Pedro, onde no domingo (27) acontecerá a canonização dos papas João Paulo 2º e João 23. Grande parte dos fiéis, na maioria jovens, levaram sacos de dormir e também se preveniram com água e mantimentos com a esperança de passar a noite em frente a Basílica, onde irá ocorrer o evento inédito na história da Igreja Católica.
A missa e o ritual serão feitos pelo papa Francisco e também terão a presença do papa emérito Bento 16, assim como confirmou o Vaticano na manhã desse sábado (26), e nem mesmo a chuva espantou as pessoas que tiveram que sair aos poucos da área, por ordem da polícia italiana. Anteriormente, debaixo de um sol forte e um calor intenso, os fiéis ficaram todos juntos em um local, cantando e segurando bandeiras de seus respectivos países, em um clima muito alegre e de muita festa assim como na Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro em julho do ano passado.
Brasileiros
Alguns jovens brasileiros também foram prestigiar o momento representando o país, Arthur D’Almeida, 26 anos, Laura Almeida, de 21 anos, e Joice Ventura, de 28 anos, que vieram de Brasília. O trio conta que a viagem estava planejada há três meses e aconteceu quando pela internet a paulistana Maria Isabel Gonçalves, de 19 anos, e Vitoria Capriogli Oliveira, de 15 anos, que decidiu viajar até a Itália com a família de Tambaú, no interior de São Paulo.
Combinaram de se encontrar em Roma e no início da manhã foram até a Praça à Praça de São Pedro, fazer o que haviam planejado: dormir ao ar livre no local onde semanalmente Francisco realiza missas para milhares de fiéis. Joice Ventura diz à BBC Brasil que trata-se de um momento histórico para todos. Desde os 16 anos, “já participei de quatro Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). Estamos aqui a serviço de Deus”, afirma.