A próxima inovação da Sony para tentar se estabelecer à frente da Microsoft na batalha de consoles é um óculos de realidade virtual, que deve trazer maior imersão aos jogadores nos games do PlayStation 4. O novo acessório foi anunciado durante a feira Game Developers Conference (GDC), que reúne desenvolvedores de jogos até a próxima sexta-feira (21), em San Francisco (EUA).
Conhecido como Project Morpheus, o aparelho está em desenvolvimento desde 2010, e podem ser uma boa resposta a outro acessório semelhante, chamado de Oculus Rift, que tem o apoio de vários estúdios e produtoras de games. A Sony, até o momento, não possui qualquer representatividade neste ramo.
A novidade da companhia é equipada com visor de resolução Full HD (1080p). Segundo a Sony, o uso do aparelho será confortável e não causará qualquer incomodo à visão, mesmo para pessoas que usam óculos. O usuário terá a sensação completa de estar dentro do cenário do game com o sistema que acompanha o movimento da cabeça.
Outros acessórios já disponíveis no mercado, mas que não caíram no gosto popular, serão incorporados ao uso do Project Morpheus, como controles sensíveis a movimentos PlayStation Move e a PlayStation camera. Uma demonstração realizada em parceria com a Nasa simulou uma caminhada do usuário dos óculos pelo solo de Marte, com a utilização dos itens associados.
Jogos já estão no forno
Alguns títulos já estão sendo desenvolvidos para o Project Morpheus. Entre os desenvolvedores interessados no produto estão os estúdios Epic Games, criador de “Gears of War”, e Crytek, desenvolvedor dos games “Crysis” e “Ryse”. Já o estúdio próprio da Sony, em Londres, está desenvolvendo um jogo de ação submarina chamado “The Deep”. Games já lançados, como “Thief”, serão adaptados para os óculos.