Em busca de mais conforto e comodidade, várias pessoas preferem fazer suas compras através da internet. Uma maneira mais simples e rápida de comprar o que precisa sem sair de casa, do trabalho ou de qualquer outro lugar que esteja, sendo necessário para a compra apenas um aparelho com conexão de internet. As lojas on-line percebem o aumento das vendas pela web, e, para atrair ainda mais consumidores, adotam iniciativas norte-americanas.
Primeiro veio o “Black Friday” para o território nacional. Este é um dia tradicional de descontos nas lojas varejistas dos Estados Unidos. Agora, mais uma data especial para o comércio será implantada no calendário nacional de compras. No próximo dia 12 de abril, o “Dia do Frete Grátis” irá atrair diversos consumidores para as compras on-line.
30 lojas virtuais
Aproximadamente 30 lojas nacionais que fazem vendas pela web irão aderir ao “Dia do Frete Grátis”. Neste dia, as lojas não irão cobrar para enviarem os produtos que forem comprados a partir da 0h. Entre os sites que irão participar da iniciativa estão o Netshoes, Walmart, Fnac, Shoptime e Submarino. O projeto foi inspirado no “Free Shipping Day”, que acontece a quatro anos nos Estados Unidos.
De acordo com Pedro Eugênio, do site BuscaDescontos, em entrevista ao jornal Folha de S Paulo, “o frete é um fator decisivo para a compra do consumidor brasileiro na internet”. Ele afirma que várias pessoas deixam de fazer as compras quando se deparam com o valor da entrega do produto. Os varejistas esperam que as vendas no dia aumentem em até 20%. Em novembro de 2010, aconteceu a primeira “Black Friday” no Brasil e, no ano passado, as lojas virtuais obtiveram R$ 100 milhões com as vendas na data.