O Santos chegou à sua segunda vitória seguida no Campeonato Brasileiro 2014 no último domingo (1º de junho), ao fazer 2 a 0 sobre o Criciúma, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, pela última rodada antes da paralisação para a Copa do Mundo. Assim, o Peixe chegou à primeira metade da tabela de classificação, está em nono lugar com 14 pontos ganhos, apenas dois abaixo do G-4. O Tigre, por sua vez, caiu para a 13ª colocação, com 11 pontos conquistados, quatro acima da zona de rebaixamento.
O Peixe mostrou superioridade desde o começo da partida. Logo aos dez minutos de jogo, Arouca recuperou a bola, puxou contra-ataque rápido e tocou para Gabriel, que bateu na saída de Luiz, Santos 1 a 0. Sete minutos depois, Arouca conduziu a bola e deixou para Gabriel, que deu excelente passe para Diego Cardoso mandar para as redes, Santos 2 a 0. Aos 20 minutos, Ricardinho arriscou o chute e Aranha defendeu com as pernas. No final da etapa inicial, aos 40 minutos, Paulo Baier cobrou falta e Escudero cabeceou na rede pelo lado de fora.
Santos administra a vantagem no Primeiro de Maio e vence com tranquilidade
Com a vantagem, o Peixe passou a administrar o placar no segundo tempo, enquanto o Tigre insistiu nas bolas paradas, mas sem sucesso. Logo aos cinco minutos, o lateral Eduardo arriscou o chute, mas a bola foi pra fora. Depois disso, o Alvinegro não deu mais espaços para a equipe adversária.
Pela próxima rodada, a décima do Campeonato Brasileiro, que será disputada somente depois da Copa do Mundo, o Santos voltará a campo para fazer o clássico com o Palmeiras, dia 16 de julho, na Vila Belmiro, em Santos. Já o Criciúma vai enfrentar o Fluminense, no Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma.