A campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada por mais uma semana no estado do Rio Grande do Sul. A data para imunizar as crianças da faixa etária indicada é o próximo dia 29. a campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira (22).
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, até a sexta, 705 mil crianças de um a sete anos receberam a imunização, representando 87,5% do público-alvo. O Ministério da Saúde estabeleceu a meta de 95% do público-alvo.
As regiões que tiveram os menores índices de cobertura da vacina no estado gaúcho foram as regiões da Fronteira, dos Vales e a área metropolitana de Porto Alegre.
A campanha da vacinação também foi prolongada nos estados de Bahia. Pernambuco e Alagoas até o dia 5 de agosto. O Rio da Janeiro estendeu o prazo até 30 de julho. Ao todo, oito estados do país participaram da campanha contra o sarampo que iniciou no dia 18 de junho. Apenas o estado de Minas Gerais conseguiu alcançar a meta imposta pelo Ministério da Saúde.
O Ministério resolveu fazer a vacinação adiantada nesses estados devido ao maior fluxo de turistas na região. Além disso, foram consideradas as densidades demográficas e baixa cobertura da vacina tríplice viral nas campanhas anteriores. A medida foi tomada em decorrência da epidemia de casos de sarampo registrada na Europa. Os demais estados do Brasil devem receber a campanha nas datas estipuladas pelo calendário anual oficial de vacinação, entre os meses de agosto e setembro.