A partir destas segunda-feira (26) as operadoras dos planos de saúde de todo país passam a adotar as novas exigências determinas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o atendimento em consultas, exames e cirurgias. A resolução determina prazo que vaia de três a 21 dias, variando de acordo com o tipo de procedimento.
A determinação foi criada para garantir que todos os usuários dos planos de saúde tenham acesso ao serviço contratado e também estimular as operadores a agilizarem os atendimentos dentro da área de cobertura.
Aquelas empresas que não adotarem os prazos estabelecidos pela ANS estarão sujeitas as penalidades determinadas pela resolução, que vão desde medidas administrativa à suspenção do credenciamento.
Na avaliação do Procon, a medida da ANS foi adotada no momento certo, uma vez que vem sendo recebidas diversas relações referente a demora de atendimento e agendamento realizado por consultas dos Planos de Saúde. Além disso, o Procon deve acompanhar todas as denuncias que forem enviadas. Aquelas pessoas que passarem por qualquer problema referente aos prazos podem fazer denuncias através do Disk ANS, pelo telefone )800 701 9656 ou ainda pela pagina eletrônica da ANS.