No ano de 2011, principalmente nos últimos meses, a emissora Rede Globo enfrentou uma queda no Ibope de sua programação. A maior preocupação são as novelas, o carro chefe do canal. Estratégias estão sendo elaboradas para reverter a situação em 2012.
Mas, apesar da queda no Ibope, a emissora fechou 2011 com um faturamento superior ao dos anos anteriores. O canal alcançou em 2007 20,3 pontos de audiência e sua receita de publicidade foi de R$ 6,7 bilhões. Já em 2011, o Ibope marcava apenas 17,8 pontos, mas a previsão de receita era de R$ 11 bilhões.
Uma pesquisa realizada pela FGV-SP indicou que um dos motivos para o aumento da verba é o fato de as agências de publicidade ganharem bônus das emissoras para direcionar os anúncios para os canais.
A Rede Globo afirma que o resultado se deve ao “fato de que a TV aberta nunca esteve tão bem” e que as pessoas estão ampliando “sua permanência em frente a TV”. Quanto à perda de audiência, a emissora culpa outros aparelhos.