segunda-feira, setembro 16, 2024
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Quando a educação especial começou no Brasil?

A educação especial no Brasil tem um marco histórico importante que remonta ao século XIX. Foi um período de mudanças significativas em que o país começou a se preocupar com a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional. Antes disso, a atenção a esse grupo era praticamente inexistente, e as políticas inclusivas eram uma realidade distante da sociedade brasileira da época.

Quando a educação especial começou no Brasil? A educação especial teve seu início com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, que mais tarde se tornou o Instituto Benjamin Constant, e da Instituição dos Surdos-Mudos, atualmente conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), fundada em 1857. Essas foram as primeiras iniciativas oficiais destinadas ao atendimento educacional de pessoas com deficiência visual e auditiva, respectivamente. Essas instituições marcaram o começo de uma trajetória de reconhecimento e de luta pelos direitos das pessoas com deficiência no Brasil, sendo consideradas pioneiras na oferta de educação especializada no país.

Apesar desses primeiros passos, a educação especial evoluiu lentamente no Brasil. Somente no século XX, com a Declaração de Salamanca em 1994 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, é que a educação especial ganhou maior destaque e impulso, promovendo a inclusão como um direito de todos. Esses eventos foram fundamentais para consolidar as bases legais e as práticas inclusivas no sistema educacional brasileiro, garantindo que a educação especial se tornasse uma modalidade de ensino mais abrangente e acessível a todos que dela necessitem.

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