Está previsto para acontecer entre os meses de outubro e novembro deste ano o voo experimental de estreia do primeiro avião elétrico tripulado do Brasil, conforme foi informador pelos especialistas do Projeto Veículo Elétrico, hoje desenvolvimento pela hidrelétrica de Itaipu. Quando a aeronave estiver concluída, chegará a pesar 650 quilos com autonomia para uma hora de voo. Esta estimativa equivale a 200 quilômetros, alcançando velocidade máxima de 340 km/h. Ao final, o investimento total na pesquisa será de R$ 1 milhão.
O protótipo terá capacidade para duas pessoas e chegou no fim de agosto ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade, em Foz do Iguaçu. O projeto é desenvolvido em parceria com ACS Aviation, de São José dos Campos (SP). Neste momento, estão sendo desenvolvidos uma série de estudos para encontrar uma alternativa de otimização das baterias. De acordo com o coordenador do projeto VE, Celso Novais, em qualquer veículo elétrico o peso é algo determinante, assim como a densidade energética das baterias.
O engenheiro ainda observou que existem outras necessidades para o projeto, como criar estações de recargas e ainda buscar por uma solução para que as baterias tenham uma vida mais longa. De acordo com ele, como o projeto trabalha apenas com tecnologias novas, em muitos casos eles estão precisando projetar não só estruturas maiores, mas também de pequenos parafusos. Por isso o projeto vai muito além de desenvolver um veículo elétrico, mas também conseguir identificar quais são os fornecedores brasileiros destes materiais, repassando os novos conhecimentos.
O projeto VE teve início em 1996 e tem entre os modelos já desenvolvidos protótipos de caminhão, carros de passeio, micro-ônibus e até patinetes. Neste momento, o projeto trabalha em um ônibus híbrido etanol além de um veículo leve sobre trilhos.