Através de um estudo que foi feito na Inglaterra constatou-se que as pessoas que utilizam-se de cigarros eletrônicos para deixar o vício de fumar tem mais chances de se livrar do fumo do que as pessoas que utilizam técnicas como adesivos ou domas de mascar.
Como a utilização de cigarros eletrônicos cresceu nos últimos tempos, um estudo está sendo realizado para que sejam avaliados todos os riscos e ou efeitos que as pessoas podem ter a longo prazo utilizando desse artifício, porém este é um estudo demorado e que ainda não foi concluído.
Muitas pessoas acham que a grande disseminação do uso de cigarros eletrônicos pode representar um risco, já que por não fazer mal a saúde como um cigarro normalmente faz, os jovens e até mesmos crianças podem se interessar pelo vício em cigarros, em contrapartida outra parcela defende o uso de cigarros eletrônicos sob a justificativa, que através de seu uso as pessoas ficarão longes do cigarros normais.
Para participar desses estudos foram ouvidas as opiniões de 6 mil pessoas que estavam tentando parar de fumar, destes, a grande maioria disse que conseguiu abandonar o uso do cigarro normal apenas substituindo-o pelo eletrônico, enquanto os que se utilizavam de técnicas como adesivos e outros artifícios do mercado representaram apenas 1 décimo.
Um grande número de pessoas fumam em todo o mundo e grande parte delas morre em decorrência de algum problema de saúde ou mesmo de complicações que são diretamente ligadas ao vício do fumo, pesquisas como esta representam uma luz no fim do túnel, já que através destes resultados vários problemas podem ser evitados pelos fumantes, com o uso do cigarro eletrônico.
Embora algumas pessoas ainda apresentem receio de utilizar os cigarros eletrônicos especialistas garantem que, mesmo desconhecendo os efeitos que o uso contínuo destes pode ocasionar, as toxinas que existem na fumaça do cigarro eletrônico são bem inferiores que as toxinas encontradas nos cigarros normais.