O instituto de pesquisas comScore divulgou nesta quinta-feira (15) o resultado de um estudo que defende a predominância do Orkut como rede social preferida entre os internautas em comparação ao Facebook. A pesquisa foi publicada menos de uma semana depois de o Ibope ter assegurado que o Facebook acabou com o império de sete anos consecutivos do Orkut no Brasil. Por sua vez, a comScore confirma que a diferença entre as duas empresas diminuiu, mas o favorito ainda é o Orkut.
As duas pesquisas divulgadas tem como base os dados obtidos durante o mês de agosto. De acordo com os números da comScore, o Orkut teve mais de 37,1 milhões de visitantes únicos, conta os 28,5 milhões do Facebook. Percentualmente, o Facebook cresceu 10% entre os meses de julho e agosto, enquanto o Orkut cresceu apenas 2%. Ao longo do ano, o Facebook demonstrou crescimento de 214%, ao contrário do Orkut que teve 20% entre 2010 e 2011.
Enquanto isso, o Ibope divulgou que o Facebook conta com 30,9 milhões de usuários únicos, enquanto o Orkut estaria com 29 milhões. Nessa diferença, somente o Facebook teria demonstrado variação no número de usuários, sendo que o Orkut continua praticamente estável.
Contudo, os dados oficiais divulgados tanto pelo Facebook quanto pelo Orkut vão contra as duas pesquisas. Em agosto, o Facebook anunciou que tem 25 milhões de usuários brasileiros, enquanto o Orkut defende ter um pouco mais de 43 milhões de usuários no Brasil. A diferença
entre as duas pesquisas pode ser explicada pela metodologia usada, pois analisam somente uma amostra dos internautas.