O Peixe Urbano acaba de adquirir as operações do Groupalia em diversos países da América Latina. O objetivo é tomar o mercado do seu principal rival em seis países: Argentina, México, Chile, Brasil, Colobia e Peru. Embora em alguns desses países já exista usuários do Peixe Urbano, na Colômbia e no Peru é a primeira vez que o site de compras coletivas deve atuar. A aquisição foi anunciada ontem pelo Peixe Urbano, mas o valor pago pela compra não foi falado.
Com a compra do seu principal rival em seis países, o Peixe Urbano aumenta o número de usuários de suas ofertas. Antes da aquisição o site contava com cerca de 16 milhões de compradores, mas agora esse número sobe para um pouco mais de 20 milhões. Em anúncio a empresa disse que os nomes serão mantidos nos próximos meses, mas que há possibilidade de, futuramente, tudo passar a ser chamado de “Pez Urbano”. Este é o nome do site para quem fala espanhol.
De acordo com o cofundador do Peixe Urbano, Julio Vasconcellos, os tramites iniciaram já no final de dezembro e começo de janeiro. Vasconcellos anunciou que o site Peixe Urbano não estava interessado em avançar para novos mercados neste momento, mas que a oportunidade apareceu em conversas com os donos do Groupalia. O grupo é espanhol e afirmava que seu objetivo era migrar para a Europa e deixar o mercado na América Latina, por isso ocorreu a compra mesmo sem intenção da equipe brasileira.
Peixe Urbano e Groupon são os sites de compra coletivas mais fortes do país
Embora pareça fácil atuar neste ramo na internet, muitas empresas se aventuram e não conseguem se manter no mercado. Hoje o Brasil tem dois grandes grupos de compras coletivas. Um é o Peixe Urbano e outro é o Groupon. O Peixe Urbano, que acaba de ‘dominar’ o mercado na América Latina, começou com os sócios Emerson Andrade, Alex Tabor e o próprio Vasconcellos e o site foi ao ar em março de 2010.
Segundo Vasconcellos, como o setor na internet parecia fácil, mais de 2 mil endereços apareceram e entraram neste mercado de compras coletivas. No entanto, como o setor não é tão fácil como parece, muitos sites “fecharam as portas” e existe cerca de mil atualmente. A aquisição do Groupalia já é a segunda compra do Peixe Urbano em 2012. Em fevereiro adquiriram o Zuppa que fazia reservas de restaurantes. Segundo Vasconcellos é difícil para as empresas pequenas concorrerem com as grandes, por isso há algumas compras. No entanto ele diz que não há negócios em vista para este ano.