O que significa a estrela solitária na bandeira do Brasil? A bandeira nacional do Brasil é um dos símbolos mais reconhecidos do país e carrega em seu desenho muito mais do que cores vibrantes. Cada elemento da bandeira tem um significado próprio, incluindo as estrelas que estão presentes no azul celeste. A estrela solitária acima da faixa branca é um detalhe que desperta a curiosidade de muitos que observam o pavilhão nacional.
O que significa a estrela solitária na bandeira do Brasil? A estrela solitária na bandeira do Brasil representa o Estado do Pará. Ela é a única estrela acima da faixa branca que traz o lema “Ordem e Progresso” e está posicionada no canto superior esquerdo do círculo azul. Essa estrela é a representação de Sigma do Octante (σ Octantis), que é a estrela que indica a direção do sul celeste. Na bandeira, as estrelas representam o céu do Rio de Janeiro na noite de 15 de novembro de 1889, data da proclamação da República. Cada estrela corresponde a um estado do Brasil, e a estrela solitária, por sua posição de destaque, simboliza o estado mais setentrional do país na época, o Pará.
A precisão do desenho é tal que as estrelas estão dispostas como estariam no céu naquela data, o que reflete o cuidado e a atenção aos detalhes por parte dos idealizadores da bandeira. A bandeira foi desenhada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com a colaboração do astrônomo Manuel Pereira Reis.