Foi adiada por mais 90 dias a norma da Agencia nacional e Saúde Suplementar (ANS) que prevê os prazos para os usuários de planos de saúde serem atendimentos pelas operadoras. O comunicado foi feito nesta sexta-feira (2). Dessa forma, a medida deve entrar em vigor no dia 19 de dezembro.
Em comunicado, ANS afirma que o adiamento “atende a demanda das operadoras de planos de saúde por maior prazo para adaptação às regras estabelecidas”.
A norma foi aprovada pela Agência em julho passada e prevê o prazo de até sete dias para as operadores realizarem o atendimento dos benefícios em consultas consideradas básicas, como clinica média, cirurgia gera, pediatria e ginecologia. Já as demais áreas, tem ate 14 dias para realizar o encaminhamento.
Entretanto, a medida da ANS não prevê que o paciente seja atendido pelo médio de sua escolha, uma vez que a as operadoras deverão cumprir o prazo para realizar o encaminhamento das consultas. Os clientes terão como direito o atendimento em qualquer local pedido, mas somente se estiver de acordo com a área de cobertura do plano.