Após meses de especulações sobre a união de forças da empresa de informática Microsoft com o grupo de internet Yahoo!, foi divulgado, por meio de um comunicado na manhã desta quarta-feira (29), que as duas chegaram a um acordo e fecharam uma aliança que deve durar 10 anos, começando no ano que vem.
O objetivo da parceria entre as empresas é bater o Google nos quesitos publicidade e buscas on-line. Para isso, os sites de busca do Yahoo vão utilizar a ferramenta de busca Bing, novo mecanismo de buscas on-line lançado recentemente pela Microsoft. Já o Yahoo! vai administrar as vendas em publicidade on-line.
De acordo com informações, a Microsoft não pagará nada ao Yahoo!, mas as duas empresas compartilhariam a receita gerada pelo acordo, que deve ser de aproximadamente 500 milhões de dólares.
A Microsoft já tinha tentado comprar o Yahoo! no ano passado, mas a oferta de 47,5 bilhões de dólares feita pela empresa foi considerada muito baixa e recusada. Depois disso, o Google também tentou fechar negócios com o Yahoo, mas órgãos reguladores não aprovaram a parceria.