O mês de novembro deve apresentar chuvas acima da média para o período, nos sistemas de abastecimento de água do Cantareira, Alto Tietê e também Guarapiranga, esses dados foram repassados pela Somar Meteorologia. Até esta segunda-feira com as chuvas o volume de água registrado foi de 90.2mm na região dos reservatórios do sistema Cantareira.
Esses números referentes ao mês de novembro deste ano já representam um número que é 56% mais elevado do que o que foi registrado historicamente para o mês de novembro que é de 161.2 mm. Segundo os dados, para este mês estão previstas mais chuvas, onde o volume de água que será registrado é de 143 mm até o dia 30 deste mês, desse volume total 41 mm devem ser registrados apenas no próximo dia 23.
O Alto Tietê, que é parte integrante do sistema de abastecimento de água de São Paulo, com estes volumes de chuvas que já foram registrados para este mês, já recebeu 51.2% de todo o volume que se tinha a expectativa para todo o mês de novembro, sendo assim de acordo com as expectativas de próximas chuvas que ocorrerão ainda este mês, o manancial deverá receber mais 100 milímetros.
Já para a represa de Guarapiranga, com o volume de chuvas registrados neste mês de novembro o volume de chuvas recebido foi de 30% da média histórica que foi registrada para este mês. Com as previsões de mais chuvas para este mês o volume de água que este deverá receber se compara com o mesmo volume que deverá ser recebido pelo Alto Tietê, que é de 100 milímetros.
Apesar de todas essas expectativas para o mês de novembro, dados de um balanço que foi realizado pela Sabesp e divulgado nesta segunda-feira, dão conta de que os sistemas principais de abastecimento de água de São Paulo, que compreendem capital e também região metropolitana, apresentaram queda no início desta semana, devido à falta de chuvas nestes últimos dias.