Nesta terça-feira (29), o Ministério da Educação oficializou o cancelamento de 3.986 vagas que estão distribuídas em 148 cursos de formação superior em enfermagem, farmácia e odontologia. Ao todo, 24 estados brasileiros passaram a oferecer menos vagas. Além disso, o MEC determina que as instituições selecionadas passem a oferecer menos vagas nos próximo processos seletivos. A determinação foi pulicada no Diário Oficial da União.
O corte das vagas havia indo anunciado pelo Ministério há algumas semanas após a divulgação de notas recebidas em avaliações feitos. A determinação faz parte de uma sério de planos cautelares para elevar o desempenho das instituições brasileiras.
A maioria dos cortes anunciados nesta terça-feira é para os cursos de enfermagem, com menos 2.572 vagas. Já o curso de odontologia teve 307 vagas canceladas e o de farmácia de 1.107. O estado da Bahia e de São Paulo tiveram o maior numero e cortes. Já o estado do Acre, Piauí e do Sergipe não foram afetados com a medida.
Além das vagas canceladas, os cursos serão supervisionados pelo MEC e devera elevar o seu rendimento para que continuem em atividades. Aqueles que não demonstram mudanças serão cancelados de forma definitiva.