Segundo informação divulgada pelo jornal inglês The Guardian, o atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa já teria feito exames médicos e sido aprovado pelo Chelsea, da Inglaterra. A multa rescisória do jogador do Atlético de Madrid, da Espanha, estaria em torno de R$ 122 milhões (32 milhões de libras) e os Blues estariam próximos de desembolsar o valor.
Nome especulado pela imprensa inglesa para o Chelsea nos últimos meses, Diego Costa foi um dos maiores destaques do Atlético de Madrid na conquista da Liga Espanhola e do vice-campeonato da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2013/14. Curiosamente, o jogador foi um dos responsáveis pela eliminação do time inglês na semifinal do torneio europeu, e marcou um gol na vitória por 3 a 1 dos colchoneros, em Stamford Bridge, em Londres.
Atualmente, o técnico português José Mourinho tem em seu elenco os atacantes Samuel Eto’o, Demba Ba e Fernando Torres, mas não está satisfeito com o rendimento de nenhum deles. Além de Diego Costa, o Chelsea também estaria de olho na contratação de outros dois atletas do Atlético de Madrid, o volante português Tiago e o lateral esquerdo brasileiro Filipe Luís.
O jornal espanhol Mundo Deportivo, o Atlético de Madrid fez uma oferta de aumento salarial para renovar o contrato de Diego Costa, mas o atacante teria recusado a proposta. De acordo com a Rádio Marca, o brasileiro já havia manifestado o seu interesse em se transferir para o Chelsea.
Diego Costa teve média de 0,69 gols por jogo na temporada 2013/14
Na última temporada, Diego Costa marcou 36 gols em 52 partidas disputadas pelo Atlético de Madrid. Contratado pelo time colchonero em 2010, o centroavante chegou a ser emprestado ao Rayo Vallecano, mas voltou para fazer dupla de ataque com o colombiano Radamel Falcão García. No futebol europeu, o jogador também teve passagens por Penafiel e Braga, de Portugal; além de Celta de Vigo, Albacete e Valladolid, da Espanha.