Inicialmente o prazo para que secretarias e professores pudessem se inscrever nas Olimpíadas de Língua Portuguesa iriam até o último dia do mês de Abril, ou seja se encerraria neste dia 30, mas devido à grande procura desses últimos dias as inscrições foram prorrogadas para que mais pessoas interessadas pudessem participar.
O programa visa contribuir para que os professores da rede pública de ensino aprimorem seus conhecimentos e com isso melhorem sua didática de ensino, o que colabora para que estes possam passar mais e melhores conhecimentos aos seus alunos.
A decisão de prorrogação da data final foi resultado de um aumento ter sido registrado nos mecanismos de inscrição, que tiveram seus números chegando a dobrar, inclusive no atendimento pelo telefone, sendo assim o prazo teve de ser aumentado para que mais professores pudessem fazer inscrição no programa.
Aos interessados em participar do concurso, a inscrição deve ser realizada pelo site das Olimpíadas, mas é importante observar se a escola em que se trabalha fez a adesão no portal, caso essa adesão não tenha sido realizada é preciso que a escola o faça antes de o docente proceder sua inscrição no programa.
As escolas municipais podem participar das Olimpíadas desde que o Secretário Municipal de Educação faça a adesão da escola no portal, caso haja interessados de escolas estaduais em participar das Olimpíadas essa adesão deve ser realizada pelo Secretário Estadual de Educação.
As Olimpíadas podem contar com a participação de alunos e professores que desejarem se inscrever, a partir do 5º ano os alunos e docentes podem participar do programa, para os alunos que estão no 5º e 6º ano escolar a participação é na categoria “poemas”, já para os alunos de 7º e 8º ano o gênero é “memórias Literárias”, os alunos que estão cursando o 9º ano e o 1º ano do ensino médio tem de escrever uma crônica e para aqueles quer estão nos dois últimos anos do ensino médio a tarefa é escrever um artigo de opinião.