Poucos dias antes do carnaval, as páginas na internet das duas maiores empresas de aviação comercial do país sofreram com ataques hacker. Os sites da Gol e da TAM foram retirados do ar pelo grupo Anonymous, que assumiu a autoria do ataque e, no início do mês, já havia derrubado mais de dez páginas de bancos no Brasil.
Na tarde desta quarta-feira (15), o perfil do Twitter @AnonBRNews havia publicado mensagem informando que os sites das companhias aéreas já estavam sem funcionar há quatro horas. O grupo batizou a operação de #OPOverBooking.
Ainda na tarde de ontem, a TAM informou que o site não conseguia se manter estável e que os funcionários do setor de tecnologia da informação estavam trabalhando para tentar resolver o problema e colocar o sistema de volta no ar. A empresa chegou a disponibilizar um número de telefone para que os clientes que tiveram algum problema entrassem em contato, com o da Central de Vendas.
A Gol também falou sobre a instabilidade em seu sistema na internet na tarde desta quarta-feira, mas garantiu que tudo seria resolvido em breve. O grupo Anonymous havia anunciado o ataque através do Twitter a manhã de ontem. Às 10h, o perfil publicou “Atenção marujos, o alvo foi atingido! A voegol.com.br foi abatida”. A página da companhia na internet já estava disponível novamente próximo das 16h de ontem