Para conseguir ampliar a participação que tem nas suas vendas on-line, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou o site Extra marketplace, que chega para reunir as lojas do grupo que estão em diferentes categorias, e quer que seja incrementada a venda de alimentos através da internet.
Até o mês de março, a lista de compras contava com 120 mil produtos em 27 categorias. Já neste mês, a quantidade de lojas presentes na parceria deverá ter ampliação e há a meta de que sejam oferecidos 200 mil itens diferentes que possam ser comercializados através da internet. Até o mês de dezembro, a quantidade de produtos diferentes deve chegar em 600 mil.
O presidente do varejo alimentar José Roberto Tambasco do GPA diz que a ideia é que exista um avanço com delivery de alimentos, e que eles irão aproveitar a experiência que tiveram com o Pão de Açúcar. A meta é que em pouco tempo eles possam realizar o pedido através da internet e serem atendidos, e a entrega seja realizada por uma loja próxima.
Em um primeiro momento esta venda on-line dos alimentos ficará restrita para lojas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em breve, deverá chegar em outras capitais do país.
Variedade
German Quiroga da empresa Nova Pontocom que responde pelo comércio eletrônico do grupo diz que a ideia é que possam reunir um bom preço, sortimento e a facilidade para realizar as compras. Parceiros para isto são as lojas de vestuário, de material de construção, do setor automotivo, de eletrodomésticos e de eletroeletrônicos.
Em apenas um site de vendas, o consumidor vai poder ter acesso a estes produtos que serão de diferentes parceiros. Quiroga diz que quando o cliente comprar, ele vai ter uma única fatura e as condições para o pagamento vão ser garantidas pela marca Extra. Ele diz que se ocorrer algum problema com a entrega ou com o produto, o consumidor vai ter a garantia deste grupo, que vai entrar em contato junto ao fornecedor para que possa resolver este problema.
Todas as classes
O presidente Enéas Pestana do Grupo Pão de Açúcar ressaltou que a empresa quer integrar diversas modalidades de vendas que já estão presentes na marca Extra Hipermercados, além de supermercados e de minimercados, para que possam atender de maneira melhor os consumidores e fazer com que tragam bons resultados para o GPA.
Pestana diz que atualmente as cestas de consumo das diferentes classes sociais não são muito diferentes, pois os consumidores estão mais exigentes, melhor informados e querem as melhores oportunidades para suas compras. A marca Extra está presente nas mais diversas classes sociais e em diversas modalidades e poderá cumprir com essas demandas.
Marca Extra
Com esta venda através do site, o grupo de certa forma vai resgatar a história da marca Extra, que teve origem na Jumbo Eletro e Tambasco cita o slogan da antiga marca que dizia que tinham “Do alfinete ao helicóptero”, e ele diz que é de certa maneira isto que eles querem.
Em uma estratégia para que a marca Extra venha a se fortalecer, também existe a previsão até o mês de dezembro, que sejam criadas mais de cem lojas do Minimercado Extra, em diversas localidades. Atualmente já existem cem lojas que estão em operação apenas em São Paulo.