Desde a última terça-feira, 18 de setembro de 2012, bancários de todo o país começaram a entrar em greve por melhores salários e condições de trabalho. Dessa forma, o atendimento ao público não será feito e quem precisar de serviços bancários terá que utilizar meios alternativos, como os caixas eletrônicos e o internet banking, ou ainda buscar pelo atendimento de correspondentes bancários, como as casas lotéricas e as agências dos Correios.
De acordo com as informações fornecidas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, instituição também conhecida como Contraf, mais de cinco mil agências e centros administrativos de todo o Brasil já estão parados e a previsão é de que este número cresça ainda mais nos próximos dias, já que a previsão é de que a adesão dos bancários de todos os estados brasileiros cresça com o passar dos dias. Em todo o Brasil existem mais de 34 mil agências bancárias e postos de atendimento, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos.
O levantamento de agências já fechadas pela greve foi feito no final da tarde de ontem, terça-feira, com base nas informações que foram mandadas pelos sindicatos que fazem parte do Comando Nacional dos Bancários.
De acordo com a Confederação, os bancários fecharão as agências, mas o atendimento nos caixas eletrônicos e pela internet será mantido. A principal reclamação dos clientes dos bancos no primeiro dia de greve foi a falta de pessoas para ajudar nos caixas eletrônicos, já que idosos têm dificuldades de utilizar este tipo de aparelho.
O Procon de São Paulo alerta que mesmo com a greve, os consumidores precisam pagar suas contas e faturas em dia. Mas, para que isto seja feito, a empresa que forneceu o serviço terá que fornecer outros locais para que os pagamentos sejam realizados. Caso não encontre um lugar para fazer o pagamento da conta, o consumidor deve entrar em contato com a empresa para conferir quais são as formas e locais de pagamento.