Nesta quinta-feira (1º) a nova política de privacidade do Google começou a valer. De acordo com a empresa, as regras para os produtos da marca não mudaram, porém, agora, somente um modelo irá se aplicar para todos os serviços oferecidos pela companhia, como Gmail, YouTube e Google+. Em linhas gerais, os dados capturados por um dos sites da companhia poderão ser partilhados pelos demais serviços administrados por ela.
Um exemplo disso são os contatos que o usuário possui no Gmail. Todos eles irão aparecer quando o internauta quiser acessar a rede social Google+, e o caso contrário também é válido. Segundo o Google, esta nova política permite ao usuário que crie uma “experiência simples e intuitiva”. A empresa justificou a mudança afirmando que ela veio para facilitar na hora de compartilhar os conteúdos com quem deseja com muito menos erros e cliques.
Mais controle ao Google
De acordo com o advogado Victor Haikal, especializado em direito digital, esta nova política de privacidade dá mais controle a companhia, sendo está a maior preocupação dos órgãos regulatórios de países da Europa e também dos Estados Unidos, que já estão investigando a unificação dos serviços do Google. O advogado afirma que esta política é muito genérica e permite que a companhia consiga trabalhar com as informações pessoais dos usuários.
Haikal afirma que é importante que as pessoas tenham consciência dos conteúdos que colocam nos espaços on-line a fim de que não prejudiquem a sua privacidade. Ele afirma que, já que a companhia irá ter acesso e reter essas informações, é preciso estar atento com os dados íntimos e confidenciais que são colocados a público na internet.