Lançada na terça-feira (28/06) para concorrer contra a principal rede social, o Facebook, a Google Plus gera grande expectativa no público internauta. Ao mesmo tempo, a empresa responsável pela nova criação, a Google, anunciou que não deixará de fazer investimentos no Orkut, que ainda é a principal ferramenta de rede social que a gigante possui.
Com sete anos de existência completos, o Orkut conta com dezenas de milhões de usuários. O principal motivo por ter perdido a popularidade no mundo virtual é, justamente, o nascimento do Facebook. Independente da atuação do Google Plus, a empresa mãe afirma que a tendência é tentar integrar os serviços ao contrário de extinguir algum deles.
Em entrevista concedida ao portal IDG Now, um representante da Google afirma que “o Orkut e o Google Plus são produtos diferentes, e ambos continuarão existindo. Com o tempo, vamos determinar o que faz mais senso em termo de integrar esses produtos.” A nova ferramenta da Google visa bater de frente com os pontos fracos da concorrente, como as configurações de privacidade e a classificação dos grupos de amigos conforme eles se apresentam na vida real.
No caso do Orkut, o maior número de usuários está localizado em dois países específicos: a Índia e o Brasil. Atualmente, uma lista divulgada com os sites mais populares do mundo mostra o projeto pioneiro da Google na 102 posição. Para dar uma garantia a mais aos usuários do Orkut, a Google garante que o novo produto não significa o fechamento do primeiro.