Um game visivelmente inofensivo disponível na Play Store foi excluído do ar no derradeiro final de semana. Isso porquanto, com uma aparência de jogo simples, o Baloon Pop 2 furtava os históricos de diálogos do WhatsApp e posteriormente os alocava à venda em uma página da internet.
As conversações roubadas mantinham o banco de dados do WhatsAppCopy. O site trabalha, na prática, como uma ocupação de backup online do emissário, e o instrumento utilizado para instituir a cópia e elevá-la no website era justamente o jogo, que ainda está sendo liberado como uma APK.
A razão é digna, já que não é todo mundo que se recorda de amparar os bate papos do app antes de reinicializar o smartphone. Contudo, a maneira de ingressar a reprodução de segurança está além de ser garantida: basta teclar o dígito esperado no campo Teléfono da página da internet.
Será indispensável, claro, saldar uma pequena contribuição para ter ingresso liberado à cópia, porém nada que alguém maldoso não pudesse estar preparado a fazer.
Conforme o especialista em segurança Graham Cluley, os produtores do serviço poderiam se proteger usando precisamente esse desígnio válido. Contudo, nem isso se ampararia, logo que o game não alerta em período algum que ingressaria que arquivaria em uma página de internet, os bate-papos do WhatsApp. O Baloon Pop unicamente era destacado e começava o ofício, deixando todos os elementos disponíveis no site adentro de somente uma hora.
Como o aplicativo já foi excluído da Play Store, fica a orientação de não baixar aplicativos de fontes desconhecidas, como o mesmo site do WhatsAppCopy.
Apesar disso, outra ainda é a pedida do momento: fuja de aplicativos derivados de desenvolvedores duvidosos ou mesmo incógnitos. Porque até mesmo a loja virtual do Google não consegue filtrar, uma análise precedente para encontrar a origem do software, ou menos uma verificada no total de downloads, pode auxiliar a fugir de impensados.