O inglês Lewis Hamilton assegurou a pole position para o Grande Prêmio da China de Fórmula 1 na madrugada deste sábado (19), no Circuito Internacional de Xangai. Seguro na pista, o piloto da Mercedes fez o tempo de 1m53s860. O segundo mais rápido no treino classificatório foi o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, com 1m54s455, logo à frente de seu companheiro de equipe, o tetracampeão mundial Sebastian Vettel, com a marca de 1m54s960.
Buscando a pole position, o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, rodou na reta a poucos metros da bandeirada. Com isso, o companheiro de escuderia de Hamilton largará apenas na quarta posição, ao fazer o tempo de 1m55s143. O quinto colocado foi o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que marcou 1m55s637.
Utilizando pneus intermediários, o brasileiro Felipe Massa, da Williams, conseguiu o sexto melhor tempo do treino classificatório, com 1m56s147, logo à frente de seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, que fez 1m56s282. O oitavo mais veloz foi o alemão Nico Hulkenberg, da Force India, com 1m56s366. Para fechar o top 10, o francês Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, foi o nono colocado, com 1m56s773, enquanto em décimo lugar ficou seu compatriota, Romain Grosjean, da Lotus, que marcou 1m57s079.
Maldonado tem problemas no carro e não vai à pista no treino classificatório
Antes do treino de classificação, o venezuelano Pastor Maldonado, da Lotus, teve que ser desmontado no terceiro treino livre, nos boxes, fato que o tirou da atividade. Assim, o piloto sul-americano largará da última posição. Os dois carros da McLaren também foram abaixo do esperado. Jenson Button sairá da 12ª posição, enquanto o jovem Kevin Magnussen fez apenas o 15º melhor tempo.
O Grande Prêmio da China de Fórmula 1 será realizado na madrugada deste domingo (20), às 4 horas (horário de Brasília), no Circuito Internacional de Xangai.