Na manhã deste sábado (10), o inglês Lewis Hamilton conseguiu a pole position para o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1. O piloto da Mercedes fez o tempo de 1m25s232. Seu companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg, também largará na primeira fila, com a marca de 1m25s400. Já o terceiro mais rápido do treino classificatório foi o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, que fez 1m26s285 e mais uma vez ficou à frente do atual tetracampeão mundial, Sebastian Vettel, que não marcou tempo no Q3 e largará em décimo lugar.
Já o brasileiro Felipe Massa cometeu um erro em sua última volta e terá de largar da nona posição no grid, após fazer o tempo de 1m27s402. Companheiro do paulista na Williams, o finlandês Valtteri Bottas teve um desempenho melhor e largará da quarta posição. Seu tempo foi de 1m26s632.
Na terceira fila aparece o francês Romain Grosjean, da Lotus, em quinto lugar com 1m26s960; e o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, na sexta colocação, com o tempo de 1m27s104. O espanhol Fernando Alonso, por sua vez, largará da sétima posição, após completar a volta em 1m27s140, enquanto o inglês Jenson Button, da McLaren, foi o oitavo colocado no treino classificatório, depois de fazer 1m27s335.
Hulkenberg sequer conseguiu tempo para disputar a pole position
Já o francês Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, perdeu dez posições no grid de largada, pois uma roda de seu carro se soltou durante os treinos livres na última sexta-feira (9). Quem quase foi para o Q3 foi o alemão Nico Hulkenberg, da Force India, que foi 83 milésimos mais lento do que Fernando Alonso no Q2, e acabará largando na 11ª posição.
O Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 será realizado neste domingo (11), a partir das 9 horas da manhã (horário de Brasília), no Circuito de Barcelona.