Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, a FIFA realizou o sorteio de ingressos para a Copa do Mundo de 2014. O prazo final para a realização do sorteio era de 12 de março, quando terão início as vendas diretas de ingressos, sem a necessidade de sorteio. Nesta sexta-feira (21), a entidade máxima do futebol anunciou que ainda estarão disponíveis ingressos para partidas do Brasil na primeira fase da competição.
No momento, das partidas que envolvem o Brasil, apenas o jogo de abertura, contra a Croácia, está com ingressos esgotados. A FIFA informou que ainda será possível comprar ingressos para as partidas contra México (17 de junho, em Fortaleza) e Camarões (23 de junho, em Brasília).
O anúncio dos ingressos ainda disponíveis para a Copa do Mundo foi feito após reunião do Comitê Organizador Local em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira. De acordo com a FIFA, a etapa de vendas diretas de ingressos, sem sorteio, disponibilizará ao todo 159 mil ingressos.
De fora
Na etapa de vendas diretas, somente sete partidas ficarão de fora, por já estarem com ingressos esgotados: além da abertura e da final, não serão vendidos ingressos para duas partidas em Manaus – EUA x Portugal (22 de junho), e Itália x Inglaterra (14 de junho) -, para as oitavas de final em Porto Alegre e São Paulo e, por fim, para a semifinal de Belo Horizonte. Contudo, ainda existe a possibilidade de que alguns bilhetes de patrocinadores retornam à venda em breve, sendo disponibilizados ao público.
A etapa de vendas diretas será a última da segunda fase de disponibilização de ingressos, com término no dia 1º de abril. A terceira e última fase começa no dia 15 de abril e termina na mesma data da final da Copa do Mundo, 13 de julho. Contudo, nesta terceira fase, a expectativa é de que um número muito menor de ingressos esteja disponível, principalmente para partidas que envolvam seleções de menor expressão.
Ingressos vendidos
A FIFA anunciou também que, até o momento, 1,5 milhão de ingressos já foram comercializados para o público. Incluindo os chamados pacotes de hospitalidade, que incluem áreas VIPs e camarotes, além dos ingressos exclusivos para estrangeiros, a quantia sobre para 2,3 milhões de ingressos vendidos.
O número total de ingressos disponíveis para a Copa do Mundo é de 3,3 milhões. Ou seja, ainda teremos um milhão de ingressos disponíveis nas próximas fases de vendas. A FIFA não divulgou a quantidade de ingressos disponíveis para cada jogo.
De acordo com o diretor de marketing da FIFA, Thierry Weil, o número de ingressos vendidos para estrangeiros deixa claro o interesse de pessoas de todo o planeta na Copa do Mundo de 2014. Até o momento, do total de ingressos vendidos, 43% foi destinado a estrangeiros, enquanto os brasileiros ficaram com 57%.
O Brasil lidera a lista de procura por ingressos. Na sequência, de forma surpreendente, estão os Estados Unidos, seguidos por Colômbia e Alemanha. As seleções da Argentina e da Inglaterra fecham a lista de maior procura de ingressos.