Desde 2007 a norte-americana Sara Rosso cultiva a data de adoração ao potinho do chocolate Nutella. O Dia Mundial da Nutella, batizado pela fã em 5 de fevereiro, ao longo dos seis anos, reuniu mais de 40 mil fãs no Facebook e e de 7 mil no Twitter. A Ferrero, dona da marca, não se pronunciou por que deseja encerrar a data da celebração dos fãs, mas enviou uma carta à Rosso, em abril, solicitando que sejam encerrados os profiles nas redes sociais e as atividades do blog até a próxima sexta-feira (25).
Ao jornal Huffington Post, a fã, que trabalha em outra área, deu entrevista sobre o assunto com ar de tristeza. Rosso, que vive na Itália, diz que ficou perplexa com o comunicado particular, pois não exercia atividades lucrativas e ajudou a promover a marca junto a milhares de fãs. Ela afirmou ainda ter outro trabalho e que não pretendia tornar a data especial ou o blog em um negócio, mas não informou o local onde atua para “preservar a empresa”. O jornal tentou contato com a Ferrero, porém não obteve resposta.
Entre as principais conquistas do blog estão a reunião de fãs e a colaboração na troca de receitas. Os fãs eram participativos e transformaram um gosto em uma sinergia. No blog, foram postadas pouco mais de 700 receitas onde o chocolate Nutella era o principal ingrediente.
Todavia, a revolução dos fãs é o que pode ter provocado medo sobre um possível descontrole na essência da marca. Outro ponto que pode ter assustado à Ferrero é o lançamento do livro digital “O guia não-oficial para a Nutella”. O e-book conta com a diversidade de receitas à base do chocolate e é encontrado na internet por aproximadamente US$ 3.
A tentativa de tirar o poder dos fãs sobre a marca já provocou algumas reações negativas nas redes sociais. Cath Andrews, uma das fãs, diz que a empresa é louca. “Eles não reconhecem quando existe uma boa publicidade? Bem – claramente não. Idiotas”, escreveu (em inglês) a seguidora da fanpage World Nutella Day.