No início do próximo ano, o Facebook irá lançar um novo sistema de anúncios, mostrando a publicidade no mural dos usuários, o que já deu origem a críticas e a um processo judicial nos EUA. O novo sistema ainda está em fase de testes.
Os anúncios serão mostrados quando o usuário ‘curtir’ uma página de algum produto ou empresa. Uma das preocupações é que de passe a impressão que o usuário está apoiando a mensagem publicitária, já que o nome e a foto dele aparecem ao lado do anúncio, como se fosse uma atualização.
Nos EUA, um grupo de usuários chegou a levar o caso ao tribunal, argumentando que se trata de uma utilização abusiva da rede. A juíza encarregada pelo caso rejeitou a pretensão do Facebook de arquivar o caso.
O Facebook esclareceu que os novos anúncios serão mostrados apenas aos amigos, de acordo com os critérios de publicidade dos conteúdos. Não será possível bloquear esse sistema, apenas remover individualmente cada anúncio. A rede respondeu às críticas explicando que a publicidade é o único jeito que possui de gerar renda.