A maior rede social do planeta, o Facebook, conseguiu superar a marca de mais de 900 milhões de usuários. Entretanto, a receita e o lucro da empresa caíram significativamente no final de 2011. De acordo com um documento que foi enviado a uma comissão reguladora do mercado de capitais nos Estados Unidos, a Securities and Exchange Comission (SEC), a rede social apresentou uma receita de US$ 1,06 bilhão nos últimos três meses.
Este número representa uma queda se comparado ao 1,131 bilhão alcançado no trimestre passado. Foram mais de US$ 230 milhões no último período comparado, ante os US$ 205 milhões atuais. Foram mais de mil funcionários contratados até março, aumentando para 3.539 o quadro de funcionários.
No Brasil, o número de usuários aumentou 108% no período de um ano, alcançando a marca de 45 milhões no final de março. Neste mesmo período, a entrada do uso do serviço em meio a população. A empresa acredita que a rede social esteja sendo usada por aproximadamente 35% da população.
Diariamente, mais de 300 milhões de fotos são postadas na rede social, que está contando com mais de três bilhões de cliques “curtir” por dia, além de mais de 125 bilhões de diferentes conexões de amizade.
Mudanças com Instagram
Há pouco tempo, a rede social adquiriu o Instagram, pagando cerca de US$ 300 milhões em dinheiro e mais 23 milhões na forma de ações da empresa. Com isso, o Facebook precisou atualizar a documentação exigida para a oferta inicial de ações, aumentando a parte de informações financeiras nos primeiros três meses.
O Facebook declara no documento que integrando a estratégia de negócios da companhia, tem-se feito aquisições para a contratação de funcionários especializados, outras empresas, tecnologias e produtos, citando o Instagram.