Um estudo feito pela universidade britânica King’s College demonstra que a forma como as crianças desenham aos 4 anos de idade, pode indicar como será desenvolvida sua inteligência no futuro. Há dez anos, pesquisadores pediram a 7.752 pares de gêmeos que desenhassem uma criança, depois de prontos, eles avaliaram os rabiscos e classificaram de acordo com o número de elementos presentes, como a cabeça, pernas, mãos e pés. Além dos desenhos, os pesquisadores fizeram testes de inteligência com as crianças, esses, foram repetidos após alguns anos, quando os meninos e meninas já haviam completado 14 anos.
A partir disso, eles encontraram uma ligação entre os desenhos e os resultados dos testes feitos anos depois. Esse tipo de procedimento é chamado de teste do desenho da figura humana, e não é novidade, foi criado em 1920 com o intuito de avaliar a inteligência de crianças de quatro anos de idade. De acordo com a coordenadora da pesquisa, Rosalind Arden, o hábito de desenhar é um comportamento primitivo, existindo há mais de 15 mil anos, e é por meio do desenho que é possível identificar o que se passa na mente. Ela diz ainda que a capacidade de reproduzir figuras é algo exclusivo dos humanos e um sinal de habilidade cognitiva.
Ligação moderada
Parecido com a escrita, mas que modificou a capacidade da espécie humana de armazenar informação e construir uma civilização, Arden afirma que não foi uma surpresa ver a complexidade dos desenhos das crianças de quatro anos de idade, ela conta que na realidade o que a surpreendeu, foram as correlações com a inteligência dez anos depois. A coordenadora destacou que essa ligação entre os dois é algo ‘moderado’, o fato de crianças desenharem mal, não deve preocupar os pais, porque a habilidade de desenhar não determina a inteligência.