O consumo de café possui inúmeras controvérsias, para muitos estudiosos o produto é prejudicial à saúde, principalmente em casos de hipertensão, no entanto, cientistas descobriram que aumentar o consumo de café em aproximadamente uma xícara e meia ajuda a reduzir em até 15% o risco de doenças como a diabetes. A descoberta foi publicada na revista voltada aos estudos contra a doença, Diabetologia, da Associação Européia para o Estudo da Diabetes.
Cientistas afirmar que usaram como base alguns estudos anteriores de que havia menor incidência do diabetes tipo 2 quando o individuo possui um costume de tomar chá e café, e a partir disso, quiseram acompanhar de perto se as duas bebidas podem atuar como repelentes da doença.
Ao acompanhar os pacientes, foi descoberto que aqueles que reduziram o consumo de café aumentaram em quase 20% o risco de desenvolver diabete tipo 2, no entanto, não foi estudado se há diferença com o chá e café descafeinado em casos de diabetes.
Por outro lado, pesquisadores constataram que o risco destes pacientes de serem diagnosticados com diabetes para aquelas pessoas que aumentaram em três xícaras de café, surpreenderam os pesquisadores, pois diminuíram o risco de adquirir a doença em quase 40%.
De modo que para os autores da pesquisa, a quantidade de café pode interferir na doença e de alguma forma, reduzir as chances de os pacientes adquirirem a doença. “Os estudos que realizados apenas corroboram com outras pesquisas já realizadas e evidencia que uma xícara ou duas pode evitar o diabetes, resta saber quais as propriedades do café ajudam em tal prevenção”, releva.