No primeiro dia de inscrições do Enem 2012, Exame Nacional do Ensino Médio, foram registradas uma média de 600 inscrições por minuto. Os candidatos têm ainda até o dia 15 de junho para efetivar a inscrição, que acontece apenas pela internet. A aplicação das provas está agendada para os dias 3 e 4 de novembro. Mesmo com o grande número de acessos no primeiro dia, o Ministério da Educação (MEC) não identificou nenhum problema na conexão ou acesso à página. Ao longo do dia, a expressão ‘Enem’ foi a mais citada nas redes sociais.
Em 2011, mais de seis milhões de jovens se inscreverem para o Exame, isso porque, desde 2009, a prova vem ganhando mais importância, já que muitas instituições de ensino superior públicas passaram a usar a nota do Enem como seleção, substituindo os tradicionais vestibulares. Quem quer acesso a outros programa de ensino superior, como o Ciência sem Fronteiras, Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também precisa passar pelo Enem, que é um pré requisito.
Condições
Para se inscrever, a taxa continua a mesma do ano passado: R$ 35. Somente quem já estiver cursando o terceiro ano do ensino médio em colégio da rede pública está isento de taxa. Quem não está isento, tem até o dia 20 de junho para quitar o boleto, que é gerado ao longo da inscrição. Na sexta feira (25), foi liberado o edital, contendo todos os detalhes do Exame 2012.
O primeiro dia de prova será o momento em que os participantes responderão as questões da natureza e de ciências humanas, com quatro horas e meia. Já no segundo acontecem as provas de linguagens e matemática, além da redação. Este dia conta com cinco horas e meia para realização. No dia sete de novembro deve ser divulgado o gabarito oficial da prova, e o resultado final somente em 28 de dezembro.