Termina nesta sexta-feira (15) o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com os dados do Ministério da Educação, até a noite desta terça-feira (12), ja haviam sido realizadas mais de 4 milhões de inscrições. A expectativa é que 6 milhões de estudantes se escrevam até o final do prazo.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, o estado de São Paulo foi o que teve mais inscrições, 659 mil, seguido por Minas Gerais com 425 mil e o Rio de Janeiro com 315 mil. Ao todo, 662.822 dos candidatos tem 17 anos de idade e 1.176.934 possuem entre 21 a 30 anos de idade.
Os dados ainda apontam que 1.849 pediram auxilio de um ledor, 1.849 solicitaram assistência para dislexia e déficit de atenção, 1.103 solicitaram intérprete em língua brasileira de sinais e 203 pediram o exame em braile.
As provas do Enem acontecem nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia, os candidatos terão quatro hora e meia para fazer as provas de ciências humanos e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Já no ultimo dia, são 5 anos para fazer as questões de matemática a suas tecnologias, línguas, códigos e suas tecnologias e ainda a produção da redação.
Nos dias 23 e 24 deste mês, o site do Anglo Vestibulares e da revista Veja aplicam o II Simulado do Enem na Internet. A prova é bastante semelhante com a do Enem, adotando o mesmo número de questões e tempo. Para se inscrever, basta acessar o site. As inscrições são gratuitas.