A Diretoria Regional de Educação Ipiranga determinou que a creche particular Trenzinho Feliz seja descredenciada. Presente na Zona Sul da cidade de São Paulo, a creche ficou famosa depois que a diretora, Conceição Tomaz da Cruz, foi filmada fazendo agressão física e verbal em jovens crianças, Conceição será indiciada por maus-tratos. Um vídeo que foi gravado em uma câmera que foi instalada no local demonstra alunos sofrendo tapas e beliscões da diretora. A creche foi fechada de maneira temporária, porém ao ser descredenciada, a instituição irá perder a autorização da Prefeitura para que possa funcionar.
A Secretaria Municipal de Educação informou em nota que haverá a publicação de uma portaria no Diário Oficial dentro dos próximos dias. Para que a creche seja fechada, a DRE irá comunicar o Ministério Público do Estado, o conselho tutelar além da subprefeitura. Conforme relatos de algumas funcionárias, durante o almoço, as crianças eram obrigadas a comer e algumas chegam até a vomitar.
O vídeo mostra crianças chorando, e em uma das cenas há uma menina que tem menos de dois anos, apanhando pois não queria comer. A diretora diz que não é a mãe dela que que aguenta desaforo. Em outra parte da gravação a diretora diz para uma criança que se ela quiser gritar, o problema é dela. Quinze pais e mães de crianças foram até a polícia de São Paulo na quinta-feira (6) e assistiram estas imagens.
Na sexta-feira (7), representantes da Diretoria Regional de Educação do Ipiranga vão vistoriar a escola, para que seja verificado se o local tinha autorização da Prefeitura para funcionar, além de projeto pedagógico e profissionais formados.
A polícia diz que estes casos de agressões ocorriam há diversos anos. Lizandra Colabuono, delegada que está investigando este o caso, afirmou que a diretora pode ser indiciada por tortura. A creche Trenzinho Feliz estava funcionando neste endereço há 30 anos.