Com a descoberta de ameaças terroristas pelo Departamento do Estado Americano, ao menos nove embaixadas do país, localizadas no Oriente Médio, foram orientadas a ficarem fechadas no próximo domingo.
A medida visa proteger e resguardar seus consulados e embaixadas que foram vítimas de ameaças descobertas recentemente.
O que preocupa o Departamento é que domingo trata-se de um dia útil no oriente médio e tem funcionamento normal em seus estabelecimentos, portanto as representações funcionam normalmente.
Segundo a porta-voz do Departamento do Estado, Marie Harf, informou a imprensa em sua noita diária, foi orientado à algumas embaixadas dos Estados Unidos e consulados para que se mantenham fechados e suspendam suas atividades neste domingo.
Segundo uma fonte não autorizada as ameaças foram feitas a alvos americanos no exterior e poderiam não ser apenas limitadas as maiores e principais dependências diplomáticas dos Estados Unidos.
A rede de notícias CBS News declarou que esse fechamento está ligado a descoberta de ações planejadas pela rede Al Qaeda contra as diversas representações diplomáticas dos EUA no Oriente Médio e também em países mulçumanos pelo serviço de inteligência dos Estados Unidos, porém a rede de notícias declarou que a inteligência do país ainda não emitiu nenhum comunicado oficial a respeito do assunto.
A ordem de fechamento das embaixadas e consulados determinada pelo Departamento do Estado afeta nesse momento Egito e Israel, além das delegações existentes no Afeganistão, Líbia, Iraque, Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Iêmn, Bangladesh e Kuwait.
Segundo a agência de notícias ABC, que teve acesso a uma informação a respeito do assunto, essa medida pode ser ampliada à diversas outras localidades por medidas de segurança e de acordo com a necessidade do momento pode até ser prorrogada por tempo indeterminado.