Moradores do estado de São Paulo precisam ficar atentos ao licenciamento de seu veículo. Está disponível nesta região, desde primeiro de janeiro, a opção do licenciamento eletrônico antecipado. O motorista pode efetuar o pagamento com a cota única ou terceira parcela do IPVA.
O proprietário que optar por este meio precisará pagar uma taxa de R$ 62,70 mais o valor de envio pelos Correios, de R$ 11,00. É preciso manter os dados atualizados, porque o novo documento de licenciamento será enviado para o endereço cadastrado no Detran de São Paulo.
Para utilizar o serviço de licenciamento eletrônico antecipado, o veículo não pode ter mais de 15 multas, restrições judiciais ou bloqueios administrativos, como furto ou comunicação de venda. Outra condição é de que o veículo tenha sido aprovado na inspeção ambiental 2011.
Importante lembrar que independente da opção de pagamento, o veículo não pode ter débitos de multa, IPVA ou seguro obrigatório pendentes. Quem optar pelo modo tradicional, pode seguir o calendário anual com a placa do carro. Mais informações no site do Detran.