O Palmeiras assegurou a sua vaga na decisão da Copa do Brasil, e de quebra viu o ídolo Valdívia brilhar e ‘quitar uma dívida’. O alviverde empatou em 1 a 1 com o Grêmio, na noite da última quinta-feira (22), e com isso irá decidir o título da competição nacional contra o Coritiba.
Após o Grêmio abrir o placar – o que fazia com que mais um gol dos gaúchos levasse a decisão para os pênaltis – o Palmeiras conseguiu a igualdade com um gol marcado por Valdívia. O meia chileno voltou a ao time após ficar afastado do clube durante alguns dias. O jogador vive um impasse sobre sua permanência no clube, já que após ser vítima de um sequestro-relâmpago, pensa em voltar a morar no Chile.
O gol que selou a classificação do Palmeiras à final da Copa do Brasil é um dos raros momentos em que Valdívia foi decisivo, desde que voltou ao Palmeiras. Recentemente o meia havia admitido que se sentia em dívida com o clube, justamente por não ter tido grandes atuações e desequilibrado em momentos importantes.
Em meio ao impasse se seguirá no Palmeiras ou não, Valdívia afirmou que fica no clube pelo menos até o final da Copa do Brasil. O técnico Luiz Felipe Scolari disse que espera que após a boa atuação diante do Grêmio, o meia chileno faça com que ele decida permanecer no Palmeiras durante o restante da temporada.
A final entre Palmeiras e Coritiba será nos dias 4 e 11 de julho, e ainda não foi definido quem fará o primeiro jogo em casa. Um sorteio realizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) irá definir se o jogo decisivo irá acontecer em São Paulo (o Palmeiras ainda não confirma se mandará a partida na Arena Barueri) ou em Curitiba.