A identidade de uma criança começa a ser construída desde seus primeiros anos de vida e o reconhecimento do próprio nome é um dos primeiros passos nesse processo. Na educação infantil, trabalhar o nome da criança é uma prática pedagógica fundamental que ajuda no desenvolvimento da autoestima, no reconhecimento da individualidade e na introdução ao mundo das letras e da escrita. Professores de educação infantil utilizam diversas atividades lúdicas e educativas para promover o aprendizado e a familiarização dos pequenos com seus nomes.
Como trabalhar o nome da criança na educação infantil? Uma das maneiras é por meio de atividades que envolvam a escrita do nome com diferentes materiais, como massinha de modelar, giz de cera ou tinta. Pode-se também realizar brincadeiras de chamada onde cada criança responde ao ouvir seu nome, além de jogos de memória que incluam fotos e nomes dos coleguinhas. Outra técnica é a utilização de crachás e etiquetas personalizadas, o que ajuda as crianças a identificar e escrever seus próprios nomes, assim como reconhecer e respeitar os nomes dos amigos. Histórias e músicas que incluam os nomes dos alunos são também estratégias eficazes, pois associam o aprendizado a um contexto divertido e memorável.
O trabalho com o nome na educação infantil é um passo importante para a alfabetização e deve ser conduzido de maneira criativa e inclusiva. O respeito às diferentes culturas e origens dos nomes é essencial para promover um ambiente de aprendizado acolhedor e respeitoso. Assim, os educadores contribuem não só para o desenvolvimento cognitivo das crianças, mas também para a construção de uma base sólida de respeito mútuo e valorização da diversidade.