O programa Novo Mais Educação foi desenvolvido pelo Ministério da Educação do Brasil com o objetivo de melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. A iniciativa visa oferecer atividades pedagógicas e acompanhamento específico aos estudantes que apresentam maiores dificuldades de aprendizado ou defasagem na leitura, escrita e matemática. Além disso, o programa busca proporcionar ações de enriquecimento cultural e esportivo, complementando a formação integral dos alunos.
Como funciona o programa Novo Mais Educação? A operacionalização do programa envolve a extensão do horário nas escolas participantes, adicionando até cinco horas diárias ao turno regular dos estudantes. As atividades são estruturadas em dois componentes: acompanhamento pedagógico e desenvolvimento de atividades nos campos de arte, cultura, esporte e lazer. O acompanhamento pedagógico é feito, prioritariamente, nas áreas de português e matemática, enquanto as demais atividades visam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a descoberta de novos interesses e aptidões pelos alunos. As escolas que aderem ao Novo Mais Educação recebem apoio financeiro federal para a implementação das ações, e os educadores que atuam no programa são selecionados pelas próprias unidades de ensino, podendo ser professores da rede ou profissionais com conhecimento específico nas áreas contempladas pelo programa.
A eficácia do Novo Mais Educação é avaliada periodicamente por meio de indicadores de desempenho escolar, tais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O programa, portanto, representa uma estratégia importante para combater o atraso escolar e promover uma educação mais inclusiva e de qualidade.