domingo, novembro 24, 2024
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Como Durkheim vê a criança a ser educada?

Emile Durkheim, um dos fundadores da sociologia moderna, teve uma visão muito particular sobre a educação e o papel da criança dentro deste processo. Ele acreditava que a educação era essencial para a integração do indivíduo na sociedade, promovendo a coesão social e a transmissão de valores culturais. Durkheim via a educação como um mecanismo através do qual a sociedade se perpetua e se mantém unida.

Como Durkheim vê a criança a ser educada? Durkheim vê a criança como um ser em formação que precisa ser moldado pelas influências sociais e culturais. Para ele, a criança nasce com certas predisposições, mas é através da educação que ela aprende a internalizar as normas, valores e regras da sociedade. A educação, segundo Durkheim, não é apenas um processo de transmissão de conhecimentos, mas também de formação moral e social.

Durkheim enfatizava que a criança deve ser educada para entender e respeitar as regras da sociedade. Ele acreditava que a educação deveria incutir um senso de disciplina e responsabilidade, preparando a criança para se tornar um membro produtivo e consciente da sociedade. A educação, para Durkheim, tinha um papel crucial na formação do caráter e na preparação do indivíduo para a vida em comunidade.

A Importância da Disciplina

Um dos pontos centrais na teoria educacional de Durkheim é a importância da disciplina. Ele argumentava que a disciplina é essencial para o desenvolvimento de uma criança, pois ajuda a estabelecer limites e a promover a autodisciplina. Para Durkheim, a disciplina não deve ser vista como uma forma de repressão, mas como um meio de ensinar a criança a controlar seus impulsos e a agir de acordo com as normas sociais.

Durkheim acreditava que a disciplina deveria ser equilibrada com a liberdade, permitindo à criança desenvolver sua individualidade enquanto aprende a respeitar as regras da sociedade. Ele via a disciplina como uma forma de socialização que prepara a criança para as exigências e responsabilidades da vida adulta.

A Educação Moral

Outro aspecto fundamental na visão de Durkheim sobre a educação é a educação moral. Ele acreditava que a educação deveria ir além da transmissão de conhecimentos acadêmicos e incluir a formação moral. Para Durkheim, a educação moral é crucial para a coesão social, pois ajuda a internalizar valores e normas que são essenciais para o funcionamento harmonioso da sociedade.

Durkheim argumentava que a educação moral deveria ser baseada em princípios universais que transcendam as diferenças culturais e sociais. Ele acreditava que a escola tinha um papel vital na educação moral, pois é um ambiente onde as crianças podem aprender a viver em comunidade e a respeitar os valores coletivos.

Durkheim via a educação como uma ferramenta poderosa para a transformação social. Ele acreditava que, ao educar as crianças, a sociedade estava, de fato, moldando seu próprio futuro. A educação, para Durkheim, era um processo contínuo de socialização que começa na infância e se estende por toda a vida, ajudando a formar indivíduos que são capazes de contribuir para o bem-estar e a coesão da sociedade.

Assim, a visão de Durkheim sobre a criança a ser educada é ampla e integradora, considerando tanto os aspectos intelectuais quanto morais da educação. Ele via a criança como um ser em desenvolvimento que precisa ser guiado e moldado pela educação para se tornar um membro pleno e responsável da sociedade.

Perguntas Frequentes: