A chegada da educação física no Brasil está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento social e político do país. A prática de atividades físicas, inicialmente, tinha um caráter mais militar e foi influenciada por diversos movimentos e reformas educacionais ao longo da história. A educação física começou a ganhar espaço nas escolas brasileiras como uma disciplina importante para a formação integral dos indivíduos, mas o seu desenvolvimento foi gradual e marcado por diferentes abordagens e concepções ao longo do tempo.
Como a educação física chegou no Brasil? A educação física foi introduzida no Brasil no início do século XIX, mais precisamente com a chegada da família real portuguesa em 1808. Com a influência europeia, sobretudo da cultura francesa, a prática de exercícios físicos começou a ser valorizada como parte da formação militar e da elite do país. Em 1851, foi criado o primeiro método de ginástica para o Exército Brasileiro. Posteriormente, em 1882, a educação física foi incluída como matéria obrigatória no currículo dos colégios militares. No início do século XX, com a reforma educacional de 1930, a educação física se consolidou como disciplina escolar, sendo progressivamente inserida nos currículos escolares de todo o país.
Essa disciplina sofreu várias mudanças conceituais, passando por uma fase higienista, depois pela fase militarista e, mais tarde, adotando uma abordagem pedagógica voltada para a saúde e o bem-estar. A educação física no Brasil, hoje, é compreendida como uma área que contribui para a educação integral do ser humano, promovendo não apenas o condicionamento físico, mas também valores como cooperação, respeito e inclusão social.