A cantiga de roda é uma expressão cultural rica e antiga que atravessa gerações. Na educação infantil, essas melodias e brincadeiras cantadas são mais do que um momento de lazer, representando uma importante ferramenta de aprendizado e desenvolvimento. Através delas, as crianças podem desenvolver habilidades sociais, cognitivas e motoras, enquanto se divertem e interagem com seus colegas. A musicalidade e o ritmo presentes nas cantigas de roda favorecem a memorização e a assimilação de novos conhecimentos de forma lúdica e prazerosa.
Como a cantiga de roda pode ser um instrumento pedagógico na educação infantil? As cantigas de roda são capazes de promover o desenvolvimento da linguagem, a coordenação motora, a noção espacial e o senso rítmico. Além disso, as crianças aprendem sobre cooperação e respeito mútuo ao participarem dessas atividades em grupo. A repetição das músicas e movimentos contribui para a fixação de conteúdos e a construção de um ambiente de aprendizagem coletiva. Ao cantar e brincar, as crianças também exercitam a memória e a expressão corporal, elementos fundamentais para o desenvolvimento integral na primeira infância. A inclusão das cantigas de roda no contexto escolar é uma estratégia que enriquece o currículo e proporciona uma experiência educativa mais abrangente e significativa para os pequenos.
Portanto, a cantiga de roda, ao ser incorporada à rotina educacional das crianças, não só preserva um patrimônio cultural, mas também fortalece o processo de ensino-aprendizagem. É uma prática que, além de despertar alegria e satisfação, semeia conhecimentos e habilidades essenciais para o crescimento saudável dos alunos da educação infantil.