A venda de aparelhos de televisão com telas de até 32 polegadas caiu consideravelmente nos últimos tempos. Segundo Luciano Bottura, consultor e gerente de marketing de uma empresa que fabrica televisores, as pesquisas mostram que, juntamente com a boa qualidade de imagem, o brasileiro sempre manifesta o desejo por possuir uma tela de tamanho maior.
Entre 2012 e 2013, a partir de estudos feitos pela GFK, consultoria alemã que estuda a área de TV e aparelhos eletrônicos, houve queda nas vendas de televisores com telas até 32 polegadas e a evolução de venda dos aparelhos com telas acima de 39 polegadas foi rápida. O tamanho da tela também reflete o poder aquisitivo e o status social de telespectador, além disso, quanto maior a tela mais fácil compartilhar o momento de descontração com outras pessoas, cultura comum no país.
Como o tamanho recaí diretamente no valor do produto, o preço médio dos televisores com painel de tela de tamanho menor caiu no país, abrindo um espaço maior para trocas. A GFK afirma que os aparelhos com tela de LED tiveram queda de 7,7% no valor e os de plasma cerca de 5,5%.
Distância ideal entre o sofá e a TV
O espaço ideal entre a televisão e o espectador varia de acordo com o tamanho da tela e o tamanho do ambiente que se possui. Uma das recomendações sugerida pela THX, que é uma empresa especializada em imagem e criada pelo famoso cineasta George Lucas, é que o ângulo entre o local em que se situa o espectador e a TV tenha uma abertura de pelo menos 40 graus em direção à tela. Mas, mais que medir ângulos ou seguir à risca a sugestão dos especialistas, o que importa mesmo é a experiência vivida por quem assiste, subjetiva. Experiência que pode ser facilitada pelo tamanho da tela mas, certamente, independe disso.
(Com informações da Folha)