O financiamento coletivo tem funcionado para diversas causas. Games são uma delas, com muito sucesso. A empresa nacional Behold Studios, de Saulo Camarotti e Pedro Guerra, espera arrecadar pelo menos US$ 55 mil para o desenvolvimento do “Chroma Squad”, jogo 2D em RPG inspirado nas antigas séries infantis Power Rangers.
Até agora, a arrecadação vai bem. Mais de dez mil pessoas ajudaram a financiar, arrecadando $ 22 mil. A expectativa é alcançar os $ 55 mil, de acordo com os produtores. Cada usuário pode doar $ 15, no mínimo, para receber uma cópia do jogo, antecipado exclusivamente, quando ele for finalizado. Doa quem quer. A proposta é levantada por meio da plataforma Kickstarter.
O jogo é um tanto curioso. Ao invés de salvar a Terra dos super-vilões como Rita e Zedd, a missão é administrar o estúdio da TV sentai e ajudar na gravação dos seriados dos incansáveis super-heróis nipônicos. O RPG funciona tanto na simulação de lutas, quanto na contratação de atores para gravar os episódios. O usuário pode comprar equipamentos para as gravações, investir em efeitos especiais, robôs gigantes (megazords), entre outras artimanhas legais.
Não é exatamente um game de combate. É uma simulador de manager de TV – se já jogou Footbal Manager, você irá entender, se não, Google. A jogabilidade lembra Final Fantasy Tatics, Chrono Trigger, entre tantos outros jogos onde os golpes são alternados. É genial! Como o episódio é construído pelo usuário, pode haver vários finais diferentes. Assim, o player poderá começar e terminar várias vezes, sem repetir.
Tem opções multiplayer colaborativo e competitivo. O lançamento é previsto para dezembro. As primeiras versões serão para smartphones e tablets (Android e iOS), Mac, desktop e Linux. O jogo poderá aparecer no Ouya, console também desenvolvido com financiamento Kickstarter.