O meia David Beckham, que se despediu oficialmente dos gramados em 2013, após uma curta passagem pelo Paris Saint-Germain, anunciou de maneira oficial que terá uma equipe de futebol nos Estados Unidos, com sede em Miami. O ex-jogador se aproveitou de um momento em que a Major League Soccer (MLS), principal liga futebolística do país, está se expandindo, para fazer o comunicado oficial da criação de um novo clube no país.
Para concretizar a negociação, Beckham agora precisa apenas mostrar que tem condições financeiras para criar a equipe, além de encontrar um estádio para o clube, ou pelo menos uma área para a construção de um novo estádio. Nenhum destes trâmites, entretanto, deverá ser problema para David Beckham, conhecido por sua habilidade com o gerenciamento financeiro.
Ansiedade
A confirmação dos rumores de que Beckham pretendia criar uma equipe de futebol em Miami aconteceu nesta quarta-feira, em uma entrevista coletiva que, além de Beckham, contou também com o comissário da MLS, Don Garber, e com o prefeito de Miami, Carlos Gimenez.
Cerca de trezentas pessoas participaram da entrevista coletiva. Ao falar sobre sua nova empreitada, David Beckham afirmou que este é um momento de muita emoção. O ex-jogador também se disse muito ansioso para colocar em prática seu sonho de iniciar uma nova equipe.
Investimentos
No momento, Beckham está à procura de possíveis áreas que possam receber um novo estádio, com atenção especial para o entorno, pois é importante que a área cumpra certos requisitos de acessibilidade. O meia também está em busca de investidores que estejam dispostos a dividir os custos iniciais da operação, incluindo a construção do estádio e a compra dos primeiros atletas. Aplaudido, Beckham declarou que não tem interesse em contar com dinheiro público.
Identificação
Embora seja inglês, David Beckham é um dos maiores ídolos da história do futebol norte-americano, e um dos grandes responsáveis pela evolução e popularização do esporte no país. Beckham iniciou sua carreira no Manchester United, clube por onde atuou entre 1993 e 2003 (com exceção de 1995, quando foi emprestado ao Preston Notrh End). Entre 2003 e 2007, o meia jogou no Real Madrid. Em 2007, quando estava com 32 anos, Beckham chegou ao Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, em um período no qual o futebol norte-americano ainda estava longe de ser o que é atualmente.
Após uma temporada emprestado ao Milan, Beckham retornou aos Estados Unidos, onde jogou até 2012. No ano seguinte, despediu-se do futebol com uma passagem pela França. Entre 1996 e 2010, o meia fez 115 partidas pela Seleção da Inglaterra.
Pelo Galaxy, Beckham conquistou por duas vezes a Copa dos Estados Unidos (2011 e 2012), duas vezes o Torneio da Conferência Oeste (2009 e 2010) e, por fim, o bicampeonato da Major League Soccer, nos anos de 2010 e 2011.
Além do ótimo desempenho em campo, Beckham também foi um dos primeiros jogadores a se transformarem em grandes celebridades também fora do mundo do futebol. Em 2007 e 2008, Beckham figurou na lista de homens mais influentes do planeta em listas das revistas Forbes e Time.