O Banco Santander tem a liderança na lista de reclamações à instituições bancárias que são reportadas ao Banco Central, os dados da lista são referidos ao mês de junho deste ano e o Santander teve como resultado o número de 1.38 que são diretamente correspondidos a numeração que faz a consideração de queixas que são procedentes que são dividas pelo número de clientes da instituição e depois multiplicadas por cem mil.
Outras instituições bancárias também fazem parte desta lista e no ranking constam o Banco HSBC que atingiu o número de 1.06, também está nessa lista o Banco Banrisul que teve como índice 0.86, o banco Itaú também integra a lista com o número de 0.88 e o Banco do Brasil com índice de 0.74, estes números se referem aos bancos que possuem um número maior do que um milhão de clientes.
Na lista onde constam as instituições que possuem um número inferior a um milhão de clientes as instituições que receberam mais reclamações foram o Banco BMG, o banco BNP Paribas, o J.Malucelli e também o Panamericano.
Contudo as reclamações contra as instituições bancárias sofreram queda no mês de junho caso os números sejam comparados ao mês de maio, o índice total de reclamações registrados em junho foi de 1.748 que foram consideradas procedentes, enquanto em maio esse número foi de 1.895, com isso houve uma queda de 7.76%, comparado ao mês de junho do ano de 2013 a queda foi de 27.35% já que em junho do ano passado foram registradas 2.406 reclamações.
Estes índices são referentes somente a reclamações que são feitas e que descumprem as regras propostas pelo Conselho Monetário Nacional e ou do Banco Central, os registros mais corriqueiros foram por débitos realizados em conta sem autorização do cliente, restrições apresentadas à portabilidade de créditos consignados sem que haja uma justificação, dentre outras.