Nesta terça-feira (22), uma pesquisa publicada afirma que a Apple se mantém em primeiro lugar na lista que reúne as marcas mais valiosas do mundo. Segundo o BrandZ, estudo feito pela Millward Brown, a Apple aumentou 19% no ano passado, valor de 183 bilhões de dólares, equivalente a 37% do valor que possui no mercado.
O Facebook, por sua vez, teve um aumento de 74% em seu valor de marca, 33,2 bilhões de dólares. Isso fez com que a rede social de Mark Zuckerberg ocupasse a 19ª colocação da lista. Entre as marcas mais conhecidas, sete das dez são de companhias tecnologias. Em quarto lugar ficou o McDonald’s, e em sexto a Coca-Cola.
Marca brasileira
A única marca brasileira listada entre as cem maiores, no estudo da companhia Millward Brow, é a Petrobras. A empresa brasileira ocupa o 75º lugar na lista das marcas mais valiosas do mundo. Nick Cooper, diretor-executivo da Millward Brow, afirma que o fato das companhias de tecnologia estar ocupando posições de destaque indica que esta representa um importante e transformador papel na sociedade.
O valor financeiro de cada companhia também possui relação com o cálculo do estudo. Outras empresas que ganharam posições de destaque na lista são as marcas associadas à tecnologia corporativa. Entre elas estão a IBM, o Google e a Microsoft.